Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Dia Mundial da Obesidade: especialistas alertam sobre riscos do excesso de peso

As causas da obesidade envolvem uma variedade de fatores, incluindo genéticos e metabólicos.


No Dia Mundial da Obesidade, celebrado nesta segunda-feira (04), destaca-se uma das mais graves questões de saúde da atualidade. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, 2,3 bilhões de adultos em todo o mundo estarão acima do peso, com 700 milhões diagnosticados com obesidade. No Brasil, dados indicam que metade da população nas 26 capitais e no Distrito Federal apresenta sobrepeso, enquanto 20% já enfrentam a obesidade.

As causas da obesidade envolvem uma variedade de fatores, incluindo genéticos, metabólicos, comportamentais, ambientais e culturais. A prevenção do ganho de peso é considerada mais eficaz do que o tratamento, devendo começar na infância com educação alimentar, estímulo à atividade física e monitoramento do peso.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilDia Mundial da Obesidade.
Dia Mundial da Obesidade.

"A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, impactando negativamente na saúde. Problemas como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, distúrbios respiratórios, doenças metabólicas, problemas articulares, complicações psicossociais, hepáticas e reprodutivas são algumas das consequências", explicou a nutricionista Thalyce Barbosa.

Além do tratamento individualizado, a nutricionista destaca que a prevenção é fundamental.

"A combinação de uma alimentação saudável e exercícios físicos não apenas auxilia na perda de peso, mas também melhora a saúde geral e a disposição. O tratamento adequado requer apoio profissional multidisciplinar, com ênfase em uma dieta equilibrada, composta por alimentos minimamente processados. O consumo excessivo de calorias, produtos processados, gordura saturada e o sedentarismo são fatores contribuintes para o desenvolvimento da obesidade", finalizou.

Comente