"Ato de covardia extrema", declara Coren-PI sobre ataque a profissionais do Samu
O incidente ocorreu na noite desse sábado (15), no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul da cidade.
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) manifestou profundo pesar em relação ao caso ocorrido na noite do último sábado (15), envolvendo profissionais de saúde do Samu de Teresina, que foram baleados enquanto prestavam atendimento a uma pessoa no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul da cidade.
O Coren-PI emitiu uma nota de repúdio diante desse episódio lamentável, classificando-o como um "ato de covardia". A entidade ressaltou os perigos enfrentados pelos enfermeiros no exercício de suas funções diárias e o risco ao qual estão expostos. Na nota, o Conselho considerou o caso como um crime grave, que evidencia os desafios enfrentados pela profissão.
"Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades", declarou trecho da nota.
Entenda o caso
Na noite de sábado (15), uma enfermeira e um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram baleados ao prestarem socorro a uma vítima na Zona Sul de Teresina.
A enfermeira Laurimary Caminha, que também é conselheira do Coren-PI, foi atingida por disparos enquanto atendia a vítima de tiros. O motorista, identificado apenas como Anderson, sofreu uma fratura exposta na perna.
De acordo com relatos de profissionais do Samu, a equipe estava colocando a vítima em uma prancha socorrista quando uma motocicleta passou e os criminosos efetuaram quatro disparos em direção a eles.
Apesar do ocorrido, a equipe conseguiu socorrer a vítima e sair do local, com o médico assumindo a direção da ambulância para providenciar o devido socorro e encaminhá-los ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Confira a nota completa:
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.
Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.
Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.
Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.