Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Com a chegada da Semana Santa, Vigilância Sanitária fiscaliza comércios

O objetivo é garantir a qualidade e segurança dos produtos vendidos.


Com a proximidade da Semana Santa, o comércio se prepara para receber um grande número de pessoas em busca de produtos para as celebrações. Em Teresina, supermercados, mercadinhos, peixarias e outros estabelecimentos estão sendo alvo de uma fiscalização mais rigorosa por parte da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Larisse Portela, equipes da saúde estão fazendo visitas aos locais de venda de alimentos, verificando as condições de higiene e segurança dos produtos. Além disso, estão fornecendo orientações aos comerciantes sobre como armazenar e manipular corretamente os alimentos, visando prevenir doenças alimentares.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseMercado do Peixe de Teresina
Mercado do Peixe de Teresina

“Nossas equipes dirigem a estabelecimentos, especialmente nessa época de Semana Santa, voltando a inspeção a esses produtos que são mais consumidos no tempo de Quaresma, como pescados, queijo, ovos e enlatados. O objetivo é evitar o adoecimento, garantir que a população esteja atenta aos requisitos que devem ser obedecidos para levar um produto de qualidade, para casa”, afirmou.

A fiscalização está atenta a qualquer irregularidade encontrada, e os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas sanitárias podem ser multados. A multa pode variar de acordo com a gravidade da infração, podendo chegar a valores significativos.

“Priorizamos a educação sanitária, para que os erros não se repitam. Porém, se a equipe avaliar considerável de risco para a saúde da população, pode-se lavrar, de imediato, um auto de infração e penalizar o estabelecimento, ou uma notificação e dar um prazo para o empresário regularizar. As multas variam, a menor é R$ 700 e elas podem se somar, cada infração corresponde a um valor. O valor é calculado de acordo com o número de infrações”, comentou.

Participação dos consumidores 

A população também pode colaborar com a fiscalização, denunciando anonimamente casos de irregularidades que observarem nos estabelecimentos comerciais. O objetivo é garantir a segurança alimentar de todos durante as festividades da Semana Santa.

“A população vai comprar o que tem escrito no cartaz, com o que ela está visualizando. Caso encontre alguma irregularidade, pode ligar para Vigilancia Sanitária (3215-9102), ou por email ([email protected])”.

Os empresários penalizados terão 15 dias para protocolar uma defesa em relação a essas infrações. A defesa é avaliada por uma banca e assessoria jurídica da fundação e o boleto é emitido pela Secretaria de Finanças que finaliza o processo.

Comente