Carnaval: especialista alerta para cuidados essenciais com a 'Doença do Beijo’
Aproximação do Carnaval traz preocupações com a saúde bucal.
Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas se preparam para participar das festividades e trocar afetos, incluindo os famosos beijos na boca. No entanto, as atenções se direcionam não apenas para a diversão, mas também para a saúde bucal, especialmente considerando os riscos associados à temida "Doença do Beijo".
A prática comum do beijo entre foliões pode resultar em diferentes tipos de infecções bucais, como herpes labial, gengivite e até mesmo a mononucleose, conhecida como "Doença do Beijo".
A cirurgiã-dentista Yáscara Pessoa traz um alerta sobre este caso. "Algumas infecções são transmitidas pela saliva, incluindo gengivite e a mononucleose, conhecida como a 'doença do beijo'. Este vírus pode causar dores extremas, manchas e irritação na garganta. Além disso, há outras condições, como sífilis, herpes labial, caracterizado por bolhas nos lábios, ardor e dor”, destacou.
Para evitar complicações, a Dra. Yáscara Santos destaca a importância de alguns cuidados simples, porém cruciais. Medidas como a higienização adequada dos dentes e a precaução contra o compartilhamento de objetos pessoais, como copos e utensílios de maquiagem são medidas eficazes para prevenir a transmissão de vírus e bactérias durante o beijo.
"Tenha cuidado com quem você beija, pois não sabe o que a pessoa pode ter na boca. Evite compartilhar objetos pessoais, como copos e utensílios de maquiagem, pois podem ser veículos de transmissão de doenças”, alertou.
Outro ponto fundamental é a realização de consultas regulares ao dentista após o Carnaval. Exames preventivos podem identificar precocemente qualquer problema bucal e garantir um tratamento adequado.
“É importante procurar um dentista após o Carnaval, pois é nesse momento que as manifestações orais começam a se manifestar, especialmente se houve contato com alguém infectado. Sintomas como bolhas nos lábios, vermelhidão, bolhas na gengiva e nos lábios, garganta com manchas brancas, entre outros, são sinais de alerta para buscar atendimento odontológico. Portanto, é fundamental aproveitar as festividades com moderação”, finalizou.