Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Campanha de combate a hanseníase será realizada em Teresina

As ações serão oferecidas gratuitamente aos teresinenses por meio da FMS.


A Campanha Janeiro Roxo tem como principal objetivo alertar as pessoas para a importância de detecção precoce da hanseníase. E pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando durante todo o mês uma programação especial de alerta e identificação de casos da doença. A ação acontece em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.

A hanseníase se manifesta principalmente por meio de lesões na pele como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou nódulos (tipo caroços) no corpo e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. A doença ainda continua sendo alvo de preconceito e discriminação, fatores que contribuem para um diagnóstico tardio e pensando nisso, várias ações de sensibilização e busca-ativa serão realizadas em Teresina.

Foto: Reprodução/ FMSCampanha de combate a hanseníase
Campanha de combate a hanseníase

Confira a programação

Na quinta-feira (19), das 8h às 12h, haverá uma ação de avaliação de contatos de hanseníase (2ª etapa), na UBS Durvalino Couto, no bairro Bela Vista, zona Sul e no dia 26, no mesmo horário, será realiza a 2ª etapa da avaliação de contatos de hanseníase, na UBS Padre Mario Rocchi, no Parque Esperança. Já na próxima sexta-feira (27), das 8h às 12h, será a vez da UBS Onesima Nascimento, bairro Árvores Verdes, na zona leste.

No sábado (28) serão realizados mutirões de manchas nas UBS do Poty Velho, na zona Norte, do Renascença, na zona Sudeste e no Ambulatório do Hospital do Promorar, zona Sul da capital.

Dados da doença

Dados do Programa Municipal de Controle de Hanseníase de Teresina, mostram que nos últimos três anos, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, de 2020 a 2022, foram registrados na capital 477 casos, sendo 11, em menores de 14 anos (Hanseníase Infantil).

Comente