Silvio Mendes assume a Prefeitura de Teresina e anuncia primeiras ações
Em sua terceira gestão, prefeito destaca prioridades nas áreas de saúde, transporte e segurança.
Silvio Mendes (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira (1º) como prefeito de Teresina, marcando sua terceira passagem pela gestão municipal. A cerimônia, realizada no Sesc Cajuína, zona Leste da cidade, também deu posse aos 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028. Acompanhado do vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), Silvio afirmou que seu mandato será focado em atender as necessidades da população, com ênfase na melhoria dos serviços essenciais.
Antes da posse, o prefeito eleito participou de uma coletiva de imprensa, onde detalhou as primeiras ações da nova gestão. Silvio Mendes, que foi eleito no primeiro turno com 239.848 votos (52,19% dos votos válidos), substitui o ex-prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
Reformas e redução de custos
Durante a coletiva, o prefeito anunciou uma série de medidas para otimizar os recursos da Prefeitura e melhorar a gestão pública. Ele revelou que a reforma administrativa resultou na extinção de mais de 300 cargos comissionados, uma ação que visa direcionar os recursos economizados para áreas prioritárias, como a compra de medicamentos para a rede pública de saúde.
“Os cargos desnecessários e os grupos de trabalho inativos foram extintos. O que economizamos com isso será destinado para a compra de medicamentos para a rede pública de saúde”, afirmou Silvio Mendes.
Silvio também adiantou que, a partir de quinta-feira (02), assinará dois decretos considerados urgentes: o primeiro sobre a nomeação de sua equipe de trabalho e o segundo sobre a alteração nas linhas exclusivas de ônibus, visando melhorar a mobilidade urbana e o transporte público de Teresina.
O prefeito também destacou as três áreas prioritárias de sua gestão: saúde, segurança e transporte público. Na saúde, ele se comprometeu a reestruturar a rede pública, garantindo o abastecimento de medicamentos essenciais para a população. Para a segurança, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá a missão de coordenar a Guarda Civil Municipal e atuar em conjunto com as forças de segurança estaduais.
Transparência e austeridade nos gastos públicos
Silvio Mendes também anunciou que, durante sua gestão, ele e os secretários municipais não utilizarão carros oficiais. Além disso, ele ressaltou que fornecedores e credores não poderão realizar visitas à Prefeitura, e que o pagamento de recursos será feito apenas após a verificação adequada, visando evitar irregularidades e assegurar a transparência nos gastos públicos.
Gestão participativa
Em sua fala, Silvio Mendes também reforçou o compromisso com uma gestão mais participativa. Ele afirmou que, semanalmente, tanto o prefeito quanto os secretários municipais se reunirão com cidadãos para ouvir suas demandas e discutir soluções para os problemas da cidade.
“Queremos ser prefeitos de todos, com um olhar diferenciado para quem mais precisa. A participação da população será fundamental para as nossas ações. Todos os secretários e vereadores terão que cumprir seu papel de fiscalizar e ajudar a resolver as questões da cidade”, concluiu.
Trajetória de Silvio Mendes
Nascido em Campo Maior, no dia 31 de agosto de 1949, Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).
Sua trajetória na política teve início em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Wall Ferraz para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Silvio permaneceu no cargo por 12 anos, atravessando as gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, a convite do então prefeito Firmino Filho, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Teresina, pelo PSDB, e venceu a candidata Adalgisa Moraes Sousa.
Reeleito em 2008, Silvio deixou o cargo em 2010, após pouco mais de um ano e meio de mandato, para concorrer ao governo do estado, mas foi derrotado pelo então governador Wilson Martins. Em 2022, voltou à cena política em uma nova candidatura estadual, desta vez pelo PP, mas foi novamente derrotado, agora por Rafael Fonteles.
Silvio Mendes é casado com a médica neurologista Maria Inês Queiroz Mendes e pai de três filhas: Maria Carolina, Cristina e Tatiana. Ele também é avô de quatro netos: Letícia, Larissa, Silvio Neto e Vittorio.
Na ocasião, após a posse do prefeito e vice-prefeito de Teresina, também foram empossados os 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028.
Os vereadores que assumem seus mandatos em Teresina são:
- Aluísio Sampaio (PP)
- Ana Fidelis (Republicanos)
- Bruno Vilarinho (PRD)
- Carlos Ribeiro (PDT)
- Carpejanne Gomes (Podemos)
- Daniel Carvalho (MDB)
- Delegado James Guerra (Avante)
- Deolindo Moura (PT)
- Dudu (PT)
- Eduardo Draga Alana (PSD)
- Elzuila Calisto (PT)
- Enzo Samuel (PDT)
- Fernanda Gomes (Solidariedade)
- Fernando Lima (PDT)
- Gustavo de Carvalho (PT)
- Ismael Silva (PP)
- Joaquim do Arroz (PT)
- João Pereira (PT)
- Juca Alves (PRD)
- Lucy Soares (MDB)
- Luis André (PL)
- Petrus Evelyn (PP)
- Roncallin (PRD)
- Samuel Alencar (União)
- Tatiana Medeiros (PSB)
- Valdemir Virgino (PRD)
- Venâncio (PT)
- Zé Filho (PSD)
- Zé Neto (MDB)