Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Silvio Mendes assume a Prefeitura de Teresina e anuncia primeiras ações

Em sua terceira gestão, prefeito destaca prioridades nas áreas de saúde, transporte e segurança.


Silvio Mendes (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira (1º) como prefeito de Teresina, marcando sua terceira passagem pela gestão municipal. A cerimônia, realizada no Sesc Cajuína, zona Leste da cidade, também deu posse aos 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028. Acompanhado do vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), Silvio afirmou que seu mandato será focado em atender as necessidades da população, com ênfase na melhoria dos serviços essenciais.

Antes da posse, o prefeito eleito participou de uma coletiva de imprensa, onde detalhou as primeiras ações da nova gestão. Silvio Mendes, que foi eleito no primeiro turno com 239.848 votos (52,19% dos votos válidos), substitui o ex-prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseSilvio Mendes assume a Prefeitura de Teresina.
Silvio Mendes assume a Prefeitura de Teresina.

Reformas e redução de custos

Durante a coletiva, o prefeito anunciou uma série de medidas para otimizar os recursos da Prefeitura e melhorar a gestão pública. Ele revelou que a reforma administrativa resultou na extinção de mais de 300 cargos comissionados, uma ação que visa direcionar os recursos economizados para áreas prioritárias, como a compra de medicamentos para a rede pública de saúde.

“Os cargos desnecessários e os grupos de trabalho inativos foram extintos. O que economizamos com isso será destinado para a compra de medicamentos para a rede pública de saúde”, afirmou Silvio Mendes.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauiensePrefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).
Prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).

Silvio também adiantou que, a partir de quinta-feira (02), assinará dois decretos considerados urgentes: o primeiro sobre a nomeação de sua equipe de trabalho e o segundo sobre a alteração nas linhas exclusivas de ônibus, visando melhorar a mobilidade urbana e o transporte público de Teresina.

O prefeito também destacou as três áreas prioritárias de sua gestão: saúde, segurança e transporte público. Na saúde, ele se comprometeu a reestruturar a rede pública, garantindo o abastecimento de medicamentos essenciais para a população. Para a segurança, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá a missão de coordenar a Guarda Civil Municipal e atuar em conjunto com as forças de segurança estaduais.

Transparência e austeridade nos gastos públicos

Silvio Mendes também anunciou que, durante sua gestão, ele e os secretários municipais não utilizarão carros oficiais. Além disso, ele ressaltou que fornecedores e credores não poderão realizar visitas à Prefeitura, e que o pagamento de recursos será feito apenas após a verificação adequada, visando evitar irregularidades e assegurar a transparência nos gastos públicos.

Gestão participativa 

Em sua fala, Silvio Mendes também reforçou o compromisso com uma gestão mais participativa. Ele afirmou que, semanalmente, tanto o prefeito quanto os secretários municipais se reunirão com cidadãos para ouvir suas demandas e discutir soluções para os problemas da cidade.

“Queremos ser prefeitos de todos, com um olhar diferenciado para quem mais precisa. A participação da população será fundamental para as nossas ações. Todos os secretários e vereadores terão que cumprir seu papel de fiscalizar e ajudar a resolver as questões da cidade”, concluiu.

Trajetória de Silvio Mendes

Nascido em Campo Maior, no dia 31 de agosto de 1949, Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).

Sua trajetória na política teve início em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Wall Ferraz para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Silvio permaneceu no cargo por 12 anos, atravessando as gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, a convite do então prefeito Firmino Filho, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Teresina, pelo PSDB, e venceu a candidata Adalgisa Moraes Sousa.

Reeleito em 2008, Silvio deixou o cargo em 2010, após pouco mais de um ano e meio de mandato, para concorrer ao governo do estado, mas foi derrotado pelo então governador Wilson Martins. Em 2022, voltou à cena política em uma nova candidatura estadual, desta vez pelo PP, mas foi novamente derrotado, agora por Rafael Fonteles.

Silvio Mendes é casado com a médica neurologista Maria Inês Queiroz Mendes e pai de três filhas: Maria Carolina, Cristina e Tatiana. Ele também é avô de quatro netos: Letícia, Larissa, Silvio Neto e Vittorio.

Na ocasião, após a posse do prefeito e vice-prefeito de Teresina, também foram empossados os 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseVereadores eleitos em Teresina.
Vereadores eleitos em Teresina.

Os vereadores que assumem seus mandatos em Teresina são:

  1. Aluísio Sampaio (PP)
  2. Ana Fidelis (Republicanos)
  3. Bruno Vilarinho (PRD)
  4. Carlos Ribeiro (PDT)
  5. Carpejanne Gomes (Podemos)
  6. Daniel Carvalho (MDB)
  7. Delegado James Guerra (Avante)
  8. Deolindo Moura (PT)
  9. Dudu (PT)
  10. Eduardo Draga Alana (PSD)
  11. Elzuila Calisto (PT)
  12. Enzo Samuel (PDT)
  13. Fernanda Gomes (Solidariedade)
  14. Fernando Lima (PDT)
  15. Gustavo de Carvalho (PT)
  16. Ismael Silva (PP)
  17. Joaquim do Arroz (PT)
  18. João Pereira (PT)
  19. Juca Alves (PRD)
  20. Lucy Soares (MDB)
  21. Luis André (PL)
  22. Petrus Evelyn (PP)
  23. Roncallin (PRD)
  24. Samuel Alencar (União)
  25. Tatiana Medeiros (PSB)
  26. Valdemir Virgino (PRD)
  27. Venâncio (PT)
  28. Zé Filho (PSD)
  29. Zé Neto (MDB)

Comente