Projeto quer que polícia comece a procurar pessoas desaparecidas em até 24 horas
Proposta garante que as buscas comecem logo após o boletim de ocorrência.
Quando alguém desaparece, o tempo é um fator crucial. Pensando nisso, a Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que determina que a polícia inicie as buscas por pessoas desaparecidas em até 24 horas após o registro do boletim de ocorrência (BO).
Hoje, a legislação permite que o BO seja feito imediatamente, sem a necessidade de esperar 24 horas, mas não obriga a polícia a agir nesse mesmo prazo. A nova proposta quer mudar isso e garantir uma resposta mais rápida.

A autora do projeto é a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO). Segundo ela, a ideia é reforçar o compromisso das autoridades com a urgência desses casos, especialmente nos primeiros momentos, que são considerados os mais importantes. “Essa mudança vai garantir que o poder público aja de forma mais rápida e eficaz, aumentando as chances de encontrar a pessoa com vida”, destacou a deputada.
O que muda com o projeto?
O boletim de ocorrência já pode ser feito a qualquer momento após o desaparecimento; |
A polícia terá que começar a procurar o desaparecido em até 24 horas após o BO ser registrado; |
A proposta será analisada por comissões da Câmara e, se aprovada, seguirá para o Senado. |
Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado nas comissões da Câmara dos Deputados e depois analisado pelo Senado.
📊 A realidade dos desaparecimentos no Brasil
O Brasil registrou 80.317 casos de pessoas desaparecidas no ano passado, segundo o Anuário da Segurança Pública 2024. O número representa um aumento de 3,2% em relação ao levantamento anterior e mostra como o problema continua sendo um dos grandes desafios para o poder público.