Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Posse de Lula e Geraldo Alckmin está marcada para ás 15h deste domingo

12 anos após ter deixado o cargo, Lula será empossado pela 3ª vez como presidente.


Pela primeira vez na história um presidente vai comandar o Brasil pela terceira vez por meio do voto direto. 12 anos após ter deixado o cargo, Luiz Inácio Lula da Silva será empossado como presidente da República neste domingo (01), para um mandato de quatro anos. A solenidade está programada para acontecer às 15h, no Congresso Nacional.

Segundo o cerimonial que está organizando o evento de posse, os convidados devem começar a chegar a partir das 13h. Na sequência às 14h20, o presidente e o vice devem chegar à Catedral de Brasília. em seguida Lula e Geraldo Alckmin seguem em direção ao Congresso. Por questão de segurança, ainda não se sabe se os dois farão o percurso em carro aberto ou fechado.

Foto: Ricardo StuckertLula e Geraldo Alckimin
Lula e Geraldo Alckimin

O presidente eleito será recepcionado na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. A sessão solene de posse, será iniciada às 15h, no plenário da Câmara, com a execução do Hino Nacional. Na sequência, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.

Logo depois, o presidente empossado fará um pronunciamento à nação. O presidente do Senado e do Congresso discursam logo depois. Em seguida, Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde lhe serão prestadas honras militares.

Entrega da faixa presidencial

Normalmente o presidente recebe a faixa presidencial do antecessor, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro viajou e não participará da solenidade, assim como Hamilton Mourão. Após receber a faixa os empossados irão para um evento no Itamaraty.

A expectativa é que o evento deverá contar com cerca de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros, 120 representantes de governos estrangeiros, dois mil convidados, e um público externo entre 150 mil e 300 mil pessoas.

Comente