Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Operadoras não comparecem à audiência sobre má qualidade da telefonia no Piauí

A ausência foi alvo de críticas pelos interessados presentes que discutiram o assunto.


Nesta quinta-feira (22), uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) teve um fato preocupante: as operadoras de telefonia não compareceram ao encontro que discutiria a má qualidade dos serviços oferecidos no estado. O evento contou com a presença do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), que apresentou dados alarmantes sobre as reclamações registradas, além da presidência da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, representantes do setor de turismo do Piauí e lideranças políticas.

Tanto o Procon estadual quanto o site Consumidor.gov foram utilizados como fontes de informação para embasar a discussão. O MP-PI divulgou números que demonstram a insatisfação dos consumidores com a prestação de serviços de telefonia no Piauí. No entanto, o representante da instituição, Ricardo Alves, ressaltou que esses dados ainda são muito pequenos diante das reais demandas da sociedade.

Foto: Luis Fernando Amaranes/Correio PiauienseAudiência sobre má qualidade da telefonia no Piauí
Audiência sobre má qualidade da telefonia no Piauí

O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, deputado Henrique Pires (MDB), informou que essa é uma demonstração de que essas empresas não estão abertas ao diálogo. "A gente vê o completo descaso da telefonia, seja qualquer uma dessas aí, com o cidadão. Eles foram convidados. Eles não vêm, não respondem, não mandam nem cumprimentos pra dizer que está com outra ocupação, que foi chamado em cima da hora", criticou o parlamentar.

Em um período de aproximadamente 18 meses, apenas 59 reclamações foram registradas nos Procons. Essa quantidade, considerada baixa em relação à dimensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários, revela a necessidade de uma maior participação das operadoras de telefonia na busca por soluções efetivas.

Foto: Luis Fernando Amaranes/Correio PiauienseAudiência sobre má qualidade da telefonia no Piauí

Lideranças políticas e da sociedade civil dos municípios de Eliseu Martins, São Raimundo Nonato, Teresina e Flores do Piauí estiveram presentes e também apresentaram dificuldades geradas pela falta ou má qualidade da telefonia móvel.

A defensora pública, Ângela Martins, reforçou a importância da internet para a cidadania. “A vida cotidiana das pessoas precisa ser conectada para muitos outros serviços. Então, a gente precisa ter esse acesso aos serviços de telefonia e de internet de qualidade, para que possa muitas vezes exercer os nossos direitos”, afirmou.

Comente