Lei cria sistema nacional para reunir dados sobre a primeira infância
Plataforma vai integrar informações de saúde, educação e assistência social.
Foi sancionada a lei que cria o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. A proposta prevê que, a partir de agora, dados de diferentes áreas como saúde, educação, assistência e proteção social, sejam reunidos em uma única plataforma.
Na prática, o sistema deve permitir que gestores públicos tenham acesso a informações sobre creches, cobertura vacinal, indicadores de nutrição e até registros de atendimentos em programas sociais. A ideia é facilitar o diagnóstico de problemas e ajudar a planejar políticas para crianças de até seis anos.

Com o cruzamento das informações, por exemplo, será possível identificar regiões com maior déficit de vagas em creches ou áreas onde a saúde infantil enfrenta mais dificuldades. O sistema será atualizado continuamente pelos órgãos responsáveis em cada setor.
O projeto faz parte das alterações no Marco Legal da Primeira Infância e, segundo o governo, deve servir como instrumento de monitoramento e planejamento das ações voltadas à primeira infância em todo o país.