Justiça suspende pesquisa que associava Silvio Mendes a Bolsonaro e Ciro
Irregularidades no questionário e possíveis tentativas de manipulação motivaram a decisão.
A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Teresina, conduzida pelo Instituto Datamax. A decisão foi baseada em uma representação da coligação "Teresina no Caminho Certo", que apoia os candidatos Silvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos). A decisão foi tomada nesta terça-feira (30).
A decisão, assinada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, identificou problemas no questionário da pesquisa.
"Foi detectada irregularidade referente ao questionário 11, quando fora indagado aos eleitores se votariam em Silvio Mendes, pré-candidato à Prefeitura de Teresina pelo União Brasil com apoio do Senador Ciro Nogueira e do Ex-Presidente Jair Bolsonaro e atualmente inelegível".(Trecho da decisão destaca).
A juíza apontou que o instituto de pesquisa tentou influenciar os entrevistados com perguntas que não refletiam a situação política real.
A decisão também observou que não havia informações públicas sobre uma aliança formal entre Silvio Mendes e os partidos União Brasil e PL, o que levou à decisão de suspender a divulgação da pesquisa.
Outro lado
A equipe de reportagem entrou em contato com o Instituto Datamax e a coligação "Teresina no Caminho Certo" para comentários sobre a decisão, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.