Justiça suspende pesquisa que associava Silvio Mendes a Bolsonaro e Ciro
Irregularidades no questionário e possíveis tentativas de manipulação motivaram a decisão.
A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Teresina, conduzida pelo Instituto Datamax. A decisão foi baseada em uma representação da coligação "Teresina no Caminho Certo", que apoia os candidatos Silvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos). A decisão foi tomada nesta terça-feira (30).
A decisão, assinada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, identificou problemas no questionário da pesquisa.
![Silvio Mendes (União Brasil).](/media/image_bank/2024/7/thumbs/silvio-mendes-uniao-brasil.jpeg.1200x0_q95_crop.jpeg)
"Foi detectada irregularidade referente ao questionário 11, quando fora indagado aos eleitores se votariam em Silvio Mendes, pré-candidato à Prefeitura de Teresina pelo União Brasil com apoio do Senador Ciro Nogueira e do Ex-Presidente Jair Bolsonaro e atualmente inelegível".(Trecho da decisão destaca).
A juíza apontou que o instituto de pesquisa tentou influenciar os entrevistados com perguntas que não refletiam a situação política real.
A decisão também observou que não havia informações públicas sobre uma aliança formal entre Silvio Mendes e os partidos União Brasil e PL, o que levou à decisão de suspender a divulgação da pesquisa.
Outro lado
A equipe de reportagem entrou em contato com o Instituto Datamax e a coligação "Teresina no Caminho Certo" para comentários sobre a decisão, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.