Franzé propõe integração de ônibus e metrô para solucionar crise em Teresina
A proposta é uma das alternativas do parlamentar para o sistema de transporte.
Em reunião nesta segunda-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), discutiu junto ao secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, tratativas sobre o transporte público e soluções para o setor. Dentre as propostas está a integração do sistema de ônibus com metrô.
“Proponho que estudemos essa possibilidade da integração entre sistema de ônibus com o metrô, como alternativa para solucionar a situação, inclusive, barateando para o usuário e para o município e melhorando a qualidade do transporte de Teresina. Nós, aqui na Alepi, estamos unidos em resolver a situação”, afirma Franzé Silva.
Vanusa Lopes, estudante de química da Universidade Federal do Piauí, mora no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, e vê a proposta como boa alternativa.
"Próximo a minha residência tem uma estação de metrô e essa possibilidade de integração poderia ser mais uma opção para mim, que necessito diariamente ir até a universidade. Eu poderia descer na estação da João XXIII e ir até uma parada de ônibus que me levasse à UFPI", disse a graduanda.
De acordo com Franzé Silva, a projeção financeira, através do projeto do Governo do Estado que trata do recurso que irá diminuir o impacto com relação às gratuidades no sistema, é injetar no sistema algo em torno de R$ 1,5 milhão.
“Esse recurso já ajuda bastante, até que possamos ter o sistema coletivo funcionando, ajudando a cidade a crescer e, especialmente, ajudando as pessoas mais pobres”, pontua.