Deputados aprovam transformação do Dia da Consciência Negra em feriado nacional
Na votação, foram registrados 286 votos a favor, 121 contra.
Na noite de quarta-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que transforma o Dia da Consciência Negra em um feriado nacional. O feriado permanecerá no dia 20 de novembro, passando a ser denominado Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
O texto já havia sido aprovado no Senado e agora segue para sanção presidencial. Na votação, foram registrados 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Um dos argumentos contrários é que o feriado pode prejudicar alguns setores da economia e sugerem que a data seja alterada através de deliberações das assembleias estaduais e municipais.
Anteriormente, a data já era feriado nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo, além de mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.
Importância da data
O Dia da Consciência Negra representa um momento de reflexão, reconhecimento e celebração da rica contribuição da cultura afro-brasileira para a nossa sociedade. É uma oportunidade para promover a igualdade, combater o racismo e fortalecer o respeito à diversidade.