Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Autoridades do Piauí repudiam ações terroristas no Distrito Federal

Fonteles, Dr. Pessoa, Enzo Samuel, Chico Lucas e Lucy Keiko falaram sobre o caso.


Parlamentares, políticos e autoridades piauienses têm se manifestado neste domingo (08) após os atos antidemocráticos, terrorismo e de violência realizados por grupos bolsonaristas no Congresso Nacional, Pálacio do Planato e no Supremo Tribunal Federal. Dentre as autoridades, o governador Rafael Fonteles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa  e Enzo  Samuel, presidente da Câmara de Teresina, declararam apoio às decisões do presidente Lula e repudiaram as ações terroristas ocorridas hoje, em Brasília-DF.

O governador Rafael Fonteles decidiu enviar homens da Tropa de Choque para reforçar a segurança nacional no DF.  "Repudiamos esses ataques terroristas, antidemocráticos que vem afetando as principais instituições do nosso país, nunca vista antes na história. O Piauí será exemplar na punição daqueles que querem destruir e manchar a imagem da nossa nação. Nós tomamos três medidas concretas como o envio de parte do batalhão de choque da polícia militar para reforço da segurança nacional, segundo será o reforço do policiamento aqui no Piauí para evitar qualquer tentativa de manifestação semelhante e, a terceira medida será a investigação e abertura de espaço para denúncias de pessoas que estão favoráveis aos atos e, principalmente, aos que participaram", afirma.

Foto: AscomRafael Fonteles
Rafael Fonteles

Nas redes sociais, o prefeito Dr. Pessoa lamenta os crimes cometidos e demonstra preocupação com o atual cenário político. "Acompanho com tristeza e preocupação a invasão nas sedes do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Devemos repudiar todo e qualquer tipo de tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito. Que as forças de Segurança Nacional e do DF possam reprimir com responsabilidade os ânimos exaltados", publicou.

O delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, afirma que a polícia irá averiguar piauienses que estejam estimulando qualquer tipo de golpe no estado.

"O serviço de inteligência da polícia já está atuando desde as primeiras manifestações. O viés da polícia agora será de disponibilizar toda a nossa inteligência e expertise para identificar eventuais pessoas do Piauí que tenham colaborado com esses atos em Brasília. Também vamos verificar quem está postando e estimulando o golpe de estado, na verdade a incitação ao crime. Estamos atentos para que venhamos a reprimir qualquer tipo de ato criminoso", disse.

Chico Lucas, secretário de segurança do Piauí, fala sobre o reforço da segurança nacional e envio de policiais à Brasília.

"Nós reforçamos o envio de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais, além daqueles que já fazem parte da força nacional. Questionamos se há necessidade de envio de policiais civis e bombeiros e se for, nós também encaminharemos", ressalta.

Enzo Samuel, presidente da Câmara de Teresina, também se manifestou através da Casa e repudiou o atentado à democracia. "Tais atos antidemocráticos, com emprego de violência, inclusive com prejuízo ao patrimônio público, transcendem o limite constitucional da liberdade de expressão, configurando-se como crimes que devem ser apurados e julgados na forma da lei. A democracia brasileira e a Constituição Federal de 1988 são patrimônios do povo brasileiro e devem ser respeitadas por todos", expõe.

Comente