Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Alepi avança no Índice de Transparência atingindo 75,3% em 2023

O presidente do Legislativo, Franzé Silva (PT), apresentou os dados nesta quarta-feira (19).


Nesta quarta-feira (19), foram apresentados os resultados do Radar da Transparência Pública, evidenciando o expressivo avanço da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no que se refere à transparência em comparação ao ano anterior, com um aumento de 30 pontos percentuais.

De acordo com os dados do Radar, a Alepi elevou seu índice de transparência de 46,61% em 2022 para 75,3% no primeiro semestre de 2023, demonstrando uma clara melhoria na prestação de contas e na divulgação das informações do Poder Legislativo. 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseAlepi registra notável avanço no Índice de Transparência, alcançando 75,3% em 2023.
Alepi registra notável avanço no Índice de Transparência, alcançando 75,3% em 2023.

Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), destacou a importância dos dados positivos apresentados. 

“Transformar uma assembleia transparente significa dar acessibilidade de informações para cada cidadão desse estado. Nós queremos ter com o cidadão, cada vez mais acesso à informação de como a Casa funciona. Então nós avaliamos que precisamos mudar alguns protocolos, na área de licitação, na área da receita, na área de despesa, na área de gestão de pessoas. Nós saímos de um nível intermediário, de 46% para um nível prata, que é o patamar de 75%. Nós queremos chegar no nível diamante, que é o maior nível, e para isso, nós temos que tomar uma série de outras medidas”, explicou. 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauiensePresidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva (PT).
Presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva (PT).

Dentre os critérios analisados, a Alepi obteve avanços significativos na transparência relacionada a receitas, despesas, licitações e contratos, balanço geral, prestação de contas e disponibilização de editais. “A nossa equipe econômica e administrativa continua trabalhando para avançar mais no nível de transparência, contemplando os demais critérios. Assim, estamos corrigindo, com planejamento e cumprimento de metas, os pontos necessários para melhorar mais a transparência da Alepi. Então é evoluir em sistemas, evoluir em protocolos, evoluir na capacidade de fazer a informação chegar no cidadão”, concluiu.

Essas informações são respaldadas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Tribunal de Contas da União (TCU). 

Comente