Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Suspeito de matar cabo da PM é morto em confronto com policiais em Teresina

Outro suspeito foi preso e duas armas foram apreendidas.


Um adolescente de 16 anos, identificado apenas pelas iniciais J.M.F.S., morreu na tarde deste domingo (27) após trocar tiros com policiais militares do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), na Zona Leste de Teresina. Ele era apontado como o autor dos disparos que mataram o cabo da Polícia Militar, Antônio Elenilton Araújo Galvão, no sábado (26).

Segundo a Polícia Militar do Piauí (PMPI), por volta de 12h40, equipes realizavam diligências para localizar os suspeitos, quando encontraram o adolescente e outro envolvido, Kauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos, na Avenida Zequinha Freire. Durante a abordagem, os dois teriam atirado contra os policiais, que revidaram. J.M.F.S. foi baleado, socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.

Foto: Ascom/SSPSuspeito de matar policial militar é morto em troca de tiros.
Suspeito de matar policial militar é morto em troca de tiros.

Já Kauã Pablo foi preso e levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Durante a operação, os policiais apreenderam duas armas de fogo, sendo uma delas a que pertencia ao cabo Elenilton.

Foto: Divulgação/ SSP-PIKauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos.
Kauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos.

Suspeitos integravam grupo criminoso familiar

As investigações apontam que os suspeitos envolvidos na morte do cabo fazem parte de uma organização criminosa composta por membros da mesma família, todos já conhecidos da polícia.

O adolescente J.M.F.S., de 16 anos, era apontado como o autor dos disparos. Ele já tinha sido apreendido anteriormente, também por envolvimento com o tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/ SSP-PISuspeitos integravam grupo criminoso familiar.
Suspeitos integravam grupo criminoso familiar.

Outros dois irmãos dele também são investigados:

  • Edilson Alves de Sousa Filho, conhecido como "Menor Rei", já preso por receptação e tráfico de drogas;
  • Mikaelle Fernandes da Silva, presa em 2021 durante uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
  • Outro envolvido no caso, Kauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em fevereiro deste ano, mas foi liberado no dia seguinte mediante liberdade provisória.

Operação 

Na manhã de domingo (27), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou uma operação integrada com a Polícia Civil e a Polícia Militar, no âmbito do programa Pacto Pela Ordem.

A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais relacionados ao assassinato do cabo Elenilton e foi concentrada na Zona Norte de Teresina.

As buscas continuam para localizar e prender outros suspeitos ligados ao grupo criminoso.

Morte do cabo 

O cabo da PM Antônio Elenilton Araújo Galvão foi assassinado na tarde de sábado (26), no Conjunto Francisco Marreiros, Zona Sudeste da capital. O policial estava em frente à casa de familiares quando foi surpreendido pelos criminosos e baleado. A morte do militar gerou forte comoção entre colegas e familiares.

MATÉRIA RELACIONADA 

Policial militar é morto a tiros na Zona Sudeste de Teresina

(Aguarde mais informações)*

Comente