PRF apreende mais de 42m³ de madeira ilegal na BR-343, em Piripiri
Motorista não apresentou documentação da carga e já havia sido flagrado em situação semelhante.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quinta-feira (1º), uma carga de 42,98 metros cúbicos de madeira sendo transportada de forma ilegal no município de Piripiri, no Norte do Piauí. A abordagem aconteceu no km 189 da BR-343, durante uma fiscalização de rotina.
O motorista do caminhão, que levava a carga em um semirreboque, não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei para o transporte de madeira. Além disso, deu informações contraditórias durante a abordagem. A carga era da espécie maracatiara, conhecida pelo alto valor comercial.

Segundo a PRF, o mesmo condutor e veículo já haviam se envolvido em um caso parecido em setembro de 2024. O celular do motorista foi apreendido e será encaminhado ao Ministério Público, que vai investigar se há outros envolvidos no transporte irregular.
A carga e o caminhão foram levados ao pátio da PRF em Piripiri. O motorista poderá responder por crime ambiental, conforme o Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais, com agravantes por reincidência e pelo transporte irregular durante feriado nacional.