Polícia faz operação contra facção criminosa na zona sul de Teresina
Ação mirou apartamentos invadidos; o alvo era grupo ligado a tráfico, sequestros e execuções.
A Polícia Civil do Piauí realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma grande operação contra uma organização criminosa com atuação no Residencial Torquato Neto, na zona sul de Teresina. A ofensiva, batizada de Operação Retomada (Draco 211), teve como foco o cumprimento de 14 mandados de prisão e buscas em 144 apartamentos.
A investigação apura crimes como tráfico de drogas, homicídios, invasão de imóveis e ações atribuídas a facções. Segundo o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), um dos episódios que motivaram a ação foi o ataque a tiros à casa de um policial militar, com tentativa de invasão.

Entre os presos está um homem conhecido como “Maguim”. A polícia também apurou o roubo de gado para a realização de um churrasco promovido pelo grupo criminoso e o sequestro e assassinato de um integrante de facção rival, após um julgamento interno chamado de “raio-x”.
Segundo as investigações, os criminosos usavam imóveis do residencial como esconderijos, pontos de venda de drogas e depósitos de entorpecentes. Moradores relataram ameaças e foram forçados a deixar suas casas.
A operação teve apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, dentro das ações do programa Pacto pela Ordem. A SSP já anunciou que imóveis ocupados irregularmente por facções devem ser retomados e poderão ser desapropriados.