Polícia Civil e Penal realizam operação para desarticular facções em presídios
Entre os alvos da Operação Prevenção, estão suspeitos já presos.
Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Civil e Penal realizaram a Operação Prevenção, que visa desarticular a atividade de facções criminosas dentro do sistema prisional piauiense. A operação tem o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão.
A operação foi realizada na Casa de Custódia, Cadeia Pública de Altos, Irão Guido, prisão da cidade de Oeiras, bem como as pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica.
De acordo com o coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Charles Pessoa, a ação tem caráter preventivo.
“O objetivo dessa ação é atuar de maneira preventiva, para que essas facções criminosas não ganhem força dentro do sistema prisional. O DRACO vem desenvolvendo uma ação de forma integrada com a Sejus e a gente vem monitorando esses criminosos que tem vínculo com essas facções criminosas, seja extra muro ou intra muro”, explicou o delegado.
A Polícia Penal afirma que materiais diversos foram encontrados durante as abordagens. Entre os objetos, estão aparelhos celulares, fones, baterias, pendrives e drogas durante a ação.
A ação contou com o DRACO, os Policiais Penais do Grupo Tático Prisional (GTP), a Diretoria de Inteligência (Dinp), o Comando de Operações Prisionais (COP), além de militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap), grupo criado pela Sejus e o Comando Geral da Polícia Militar.