Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí: câmeras corporais vão começar a ser usadas por PMs ainda neste semestre

Primeiros dispositivos serão destinados a policiais de trânsito.


A Polícia Militar do Piauí deve começar a usar câmeras corporais ainda no primeiro semestre de 2025. Segundo a Diretoria Geral de Operações (DGO), os primeiros equipamentos já estão no estado e passam por ajustes técnicos para instalação dos sistemas de carregamento e extração das imagens. As novas câmeras serão destinadas às guarnições de Teresina e Parnaíba.

Neste primeiro momento, serão 100 câmeras, compradas com recursos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Os dispositivos vão ser usados por policiais militares que atuam em unidades de trânsito, como o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Foto: Reprodução/ Agência BrasilCâmera corporal da Polícia Militar.
Câmera corporal da Polícia Militar.

Outras 600 câmeras estão previstas em um convênio firmado com o Ministério da Justiça. O processo de licitação está em andamento e, segundo o governo do estado, os equipamentos devem ser entregues nos próximos meses. O investimento federal é de R$ 9 milhões.

“A primeira etapa contempla o efetivo que trabalha no trânsito. A próxima remessa, com 600 câmeras, deve atender o policiamento em outras regiões”, explicou o coronel Jacks Galvão, da DGO.

As câmeras corporais são uma das medidas adotadas pelo governo do estado para aumentar a transparência nas ações policiais e garantir mais segurança para agentes e cidadãos. As imagens também poderão ser usadas como provas em casos de suspeita de abusos ou desvios de conduta.

No início de abril, o governador Rafael Fonteles assinou o decreto nº 23.697, que torna obrigatório o uso de câmeras corporais em operações de segurança pública. O uso, o armazenamento e a divulgação das imagens seguirão as normas estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Comente