Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

PF realiza Operação Balaio em combate à fraudes previdenciárias no PI e MA

A operação conta com mais de 90 policiais mobilizados e já expediu 23 mandatos.


Em ação contra fraudes previdenciárias, a Polícia Federal do Piauí iniciou nesta terça-feira (07), a Operação Balaio, que tem por finalidade o combate de associações criminosas especializadas em vantagens ilícitas em pensão por morte. A operação realizada tem apoio da Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP) e conta com mais de 90 policiais para atuação e combate dos crimes. 

Até o momento, a Polícia Federal já concluiu que 13 pessoas já receberam a determinação do bloco judicial de suas contas bancárias. Elas estariam envolvidas mas fraudes que juntas acumulam o valor de R$ 19 milhões nos crimes praticados.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilPolícia Federal
Polícia Federal

Além disso, quatro servidores do INSS podem estar envolvidos na associação criminosa, principalmente na atuação em municípios do Piauí e Maranhão. 

Durante a ação, a 1° Vara Federal da Seção Judiciária de Teresina já expediu cerca de 23 mandatos judicias de busca e apreensão no estados do Piauí e Maranhão. 

Segundo a PF, os envolvidos fraudavam pensões por morte, mediante documentação falsa. Diante do exposto, os criminosos podem responder pelo crime de associação criminosas, inserção de dados falsos, corrupção passiva e ativa e falsidade ideológica.

Comente