Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

PF deflagra operação para combater crimes cibernéticos contra o INSS no Piauí

Na operação, 100 policiais federais foram mobilizados, e 46 mandados devem ser realizados.


Na manhã desta quinta-feira (06), a Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), realizou a operação “Upgrade”, que busca levantar informações sobre organizações criminosas que cometem crimes cibernéticos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí e em outros estados.

A operação, que é um desdobramento das operações Chupa-cabra 1 e 2, e Backup, deflagradas neste ano, em Teresina e São Paulo (SP), mobilizou 100 policiais federais e a Superintendência da PF em São Paulo, para o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão, e 22 de prisão temporária, expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

Foto: Reprodução/ PF-PIMateriais apreendidos durante a operação.
Materiais apreendidos durante a operação.

A organização criminosa está sendo investigada por inserir dispositivos clandestinos que acessam dados e sistemas do INSS, e reativam benefícios cessados, resultando no pagamento de valores retroativos, destinados para conta bancária diversa do verdadeiro titular do benefício.

De acordo com o INSS, as fraudes dessa natureza alcançariam cifras milionárias, em danos ao erário. Os suspeitos de ter relação com as atividades investigadas podem responder pelos crimes de organização criminosa, furto eletrônico, invasão de dispositivo informático e lavagem de bens e valores, podendo somar até 30 anos de reclusão.

Foto: Reprodução/ PF-PIPF deflagra Operação para combater crimes cibernéticos contra o INSS no Piauí.
PF deflagra Operação para combater crimes cibernéticos contra o INSS no Piauí.

Além do Piauí, os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes municípios: São Paulo (SP), Jardinópolis (SP), Suzano (SP), São Caetano do Sul (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), São Roque (SP), São Sebastião (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Itaguaí (RJ). Além do Piauí, os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes municípios: São Paulo (SP), Jardinópolis (SP), Suzano (SP), São Caetano do Sul (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), São Roque (SP), São Sebastião (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Itaguaí (RJ).

Comente