Operação Bazófia combate fraude no auxílio emergencial no Piauí
Suspeitos acessavam contas e transferiam recursos para contas de laranjas.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (28) a 'Operação Bazófia', que desarticulou um grupo suspeito de fraudar o Auxílio Emergencial e realizar operações bancárias eletrônicas na Caixa Econômica Federal. Os investigados acessavam as contas dos beneficiários para efetuar pagamentos de boletos e transferir os recursos para contas de laranjas.
De acordo com a PF, os valores eram transferidos por meio de várias transações até chegar a contas de terceiros, usadas para saques ou depósitos. Há indícios de que o grupo também praticava outras fraudes bancárias e utilizava outros benefícios sociais do governo.
A operação cumpriu 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Teresina (PI) e Bacabal (MA). Além disso, a investigação revelou um esquema de lavagem de dinheiro realizado através de empresas de fachada para disfarçar a origem dos recursos ilícitos.
Os suspeitos devem responder por organização criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivo eletrônico. A operação integra a ação nacional da PF, "Não Seja um Laranja", e foi nomeada "Bazófia" devido à ostentação exibida pelos investigados em suas redes sociais.