Mal cheiro leva PF a apreender 2 toneladas de barbatanas de tubarão em Parnaíba
Dois homens de origem chinesa foram presos; cavalos-marinhos também estavam armazenados em freezer.
Uma denúncia de vizinhos sobre mau cheiro levou equipes da Vigilância Sanitária de Parnaíba a um imóvel no bairro Nova Parnaíba, litoral do estado. O que parecia ser apenas um problema de insalubridade terminou com a Polícia Federal (PF) apreendendo cerca de duas toneladas de barbatanas de tubarão e dezenas de cavalos-marinhos.
O material estava guardado em 81 caixas e em freezers horizontais na casa de dois homens de origem chinesa, que foram detidos durante a operação. No local, também foram encontrados produtos químicos, balanças de precisão e embalagens para estocagem.

A investigação apontou ainda documentos com movimentações financeiras de alto valor e ligações clandestinas de energia elétrica. Para a PF, esses indícios reforçam a suspeita de que os envolvidos atuavam em um esquema internacional de tráfico de animais marinhos.
As barbatanas de tubarão são consideradas item de luxo no mercado ilegal, podendo alcançar até US$ 3 mil por quilo em países asiáticos, onde são usadas na culinária. Os dois suspeitos devem responder por crimes ambientais e contrabando.