Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Criança fora da escola há 5 anos é resgatado com a mãe em situação de cárcere privado no Piauí

Família vivia isolada em zona rural; suspeito, de 41 anos, se apresentava como líder espiritual.


Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil do Piauí a uma casa isolada na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, onde encontraram um cenário de abandono e controle extremo. No local estavam um adolescente de 12 anos, a mãe dele e uma outra mulher, todas em situação de cárcere privado, segundo a investigação.A abordagem ocorreu nesta quarta-feira (14), no povoado Mata Cajá.

O menino, de acordo com o Conselho Tutelar, nunca havia frequentado a escola até os sete anos de idade. A certidão de nascimento só foi emitida após uma intervenção anterior de órgãos de proteção, há cerca de três anos.

Foto: Divulgação/ PC-PICriança fora da escola há 5 anos é resgatado com a mãe em situação de cárcere privado.
Criança fora da escola há 5 anos é resgatado com a mãe em situação de cárcere privado.

As três vítimas viviam sem contato com o mundo exterior, saindo apenas com autorização do homem que controlava a casa. A polícia informou que ele se apresentava como líder espiritual e dizia conduzir a família conforme “orientações divinas”.

Prisão e investigação

O suspeito, identificado pelas iniciais A.A.A., de 41 anos, foi preso em flagrante. Ele será investigado pelos crimes de cárcere privado, maus-tratos, abandono intelectual e abuso sexual. Além disso, já era alvo de outro inquérito por importunação sexual, envolvendo uma mulher fora do núcleo familiar.

Durante o resgate, os policiais encontraram a casa em condições precárias de higiene, alimentação e moradia. O adolescente foi descrito como emocionalmente abalado, e as duas mulheres relataram que viviam sob ordens rígidas e não tinham liberdade para tomar decisões.

Acolhimento

As vítimas foram levadas para atendimento psicossocial e estão sob acompanhamento do Conselho Tutelar. O caso segue sob investigação pela Delegacia de Baixa Grande do Ribeiro, com apoio da rede de proteção social do estado.

Comente