Cresce o número de estelionato em compras on-line e Polícia Civil alerta
De janeiro a agosto deste ano, a DRCI registrou mais de 10.500 denúncias por crime de estelionato.
Ao longo de 2023, o Piauí tem apresentado um número crescente de denúncias de crimes virtuais causando prejuízos aos consumidores.De janeiro a agosto deste ano, a DRCI registrou mais de 10.500 denúncias por crime de estelionato, sendo 3.149 casos através do ambiente virtual. O número representa um aumento de 15% nos crimes virtuais, em comparação com 2022.
A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), faz um alerta para os cuidados com compras on-line neste fim de ano. Os clientes precisam estar atentos para evitar cair em golpes virtuais. Segundo o delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, hoje com a popularização da internet e o alcance com vários usuários fazem com que seja um ambiente atrativo aos criminosos.
"Cada vez os usuários precisam tomar cuidado com o fazem na internet, por onde travegam, ainda mais agora no fim de ano, quando as pessoas fazem muitas compras, clicam em vários links e às vezes levam para sites e WhatsApp falsos tentando prejudicar os usuários. É muito importante que as pessoas tenham alguns cuidados para não serem vítimas", orientou.
Veja algumas dicas para evitar golpes nas compras on-line:
Não acesse links despretensiosos, que aparecem de repente nos perfis de redes sociais;
Desconfie de sites com promoções vantajosas;
Procure os sites de lojas oficiais;
Faça o print da compra;
Tome cuidado com os dados pessoais oferecidos;
Dê preferência para pagamento com cartão de crédito;
Verifique o destinatário em caso de pagamento em PIX.