Caso Janaína Bezerra: mestrando vira réu por assassinato da estudante da UFPI
De acordo com o Ministério Público, o acusado pode pegar 50 anos de prisão.
Em novos desdobramentos do crime que chocou o Brasil, o mestrando em matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, passou a ser réu pelo crime de estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra. O crime ocorreu no dia 28 de janeiro, após festa de calourada na UFPI em Teresina. De acordo com o Ministério Público, sendo condenado, Thiago Mayson pode pegar cerca de 50 anos de prisão.
Com a denúncia feita pelo Ministério Público do Piauí contra o mestrando, o Tribunal de Justiça do Estado acatou e deve seguir com o julgamento do acusado pelo Tribunal Popular do Júri.
Com a apuração do crime cometido em janeiro, o acusado foi denunciado por homicídio qualificado, feminicídio e outros três crimes do tipo estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver.
A denúncia do Ministério Público teve como base o inquérito da Polícia Civil presidido pela delegada Natália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
O que significa ser réu?
De acordo com a legislação brasileira ser réu significa que alguém tem contra você um pedido de: condenação para o cumprimento de uma obrigação de pagar uma quantia, de entregar uma coisa, de fazer, etc. ou um pedido de acertamento de alguma outra relação jurídica.