Adolescente é apreendido por ameaças e apologia ao nazismo no Piauí
O adolescente de 13 anos ameaçava as vítimas de estupro, morte e sequestro.
No início da manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) cumpriu o mandado de busca e apreensão de um adolescente piauiense, de 13 anos, suspeito praticar crimes virtuais, como ameaças de homicídio e estupro. A ação aconteceu no município de Ilha Grande, no Norte do estado.
Além das ameaças graves, o adolescente investigado também assediava sua ex-namorada, forçando-a a realizar automutilação em frente às câmeras. Suas redes sociais continham imagens propagando o nazismo e exaltando assassinos responsáveis por massacres em escolas.
O adolescente utilizava seus perfis virtuais para compartilhar links de acesso a grupos com conteúdos proibidos, envolvendo temas como tortura, pedofilia e crueldade contra animais.
Durante a busca na residência do adolescente, a Polícia Civil apreendeu computador, celular e outros objetos, que podem servir como provas para a investigação em andamento.
O diretor da Inteligência da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), delegado Anchieta Nery, alertou sobre a gravidade da situação, destacando que os crimes virtuais estão se tornando cada vez mais frequentes e representam uma preocupação crescente.
"Hoje a quantidade de crimes cometidos em meio cibernético já é maior que o número de crimes cometidos fisicamente. Os pais e a sociedade têm um papel fundamental nesse contexto, devendo proteger as crianças e adolescentes por meio da orientação e acompanhamento. Abusos não serão tolerados em nenhum meio", enfatizou o delegado.
A ação de apreensão do adolescente por ameaças e apologia ao nazismo faz parte da Operação "Pessinus", uma iniciativa integrada promovida pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI/SENASP/MJSP).
Nessa operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória em diferentes cidades do país. As cidades onde estão sendo realizadas as ações são: Ilha Grande (PI), Biguaçu (SC), Lucas do Rio Verde (MT) e Macaé (RJ).