Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Viaduto Miguel Rosa: IPHAN vê impacto na visualização de patrimônio tombado

De acordo com o instituto, o projeto precisa ser analisado em conjunto com a PMT.


O projeto da construção de um viaduto na Av. Miguel Rosa, localizada no Centro de Teresina, foi reprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Novas propostas devem ser tomadas para que o projeto seja realizado, com a aprovação do Iphan.

Em entrevista ao Correio Piauiense, a superintendente do Iphan, Teresinha Ferreira, apontou que a construção interferiria na visualização da Estação Ferroviária, que fica no cruzamento com a Av. Frei Serafim. “Chegamos a conclusão de que a obra, do jeito que ela está pensada, interfere principalmente na visualização do bem tombado. Por conta disso, nós não aprovamos a proposta de intervenção, dadas as premissas que norteiam a preservação do patrimônio protegido”, afirmou”, afirmou.

Foto: Reprodução/ Ascomprojeto da construção de um viaduto na Av. Miguel Rosa.
Projeto da construção de um viaduto na Av. Miguel Rosa.

E agora?

A partir da reprovação da proposta, o Iphan informa esperar uma reformulação do projeto, pela Prefeitura, que decidiu se posicionar com a instrução normativa 001, que diz respeito ao licenciamento ambiental. 

Para a aprovação, Teresinha Ferreira afirma que são necessários documentos de estudos, que viabilizem a construção do viaduto, sem que ponha em risco a Estação Ferroviária e o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER).

“O segundo processo está em tramitação. Nós estamos nessas tratativas, foram pedidos vários estudos adicionais, para a gente se basear na formulação do resultado final. A Prefeitura ainda não mandou esses documentos. Nós estamos aguardando a Prefeitura se manifestar”, concluiu.

Sobre a obra

No mês de março deste ano, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a autorização para a licitação visando o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, localizado no Centro da capital. O projeto demandaria um investimento de R$ 24.789.323,60.

Segundo a Prefeitura de Teresina, o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa é uma obra essencial para aliviar o congestionamento na região e aprimorar a mobilidade urbana, considerando a importância dessa via como uma das principais da cidade. A execução da obra será realizada de forma a garantir a preservação do patrimônio histórico.

Comente