Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Servidores são convocados para realizar prova de vida no Piauí

O procedimento é realizado através do aplicativo oficial “meu RPPS.


Os servidores públicos beneficiários de aposentadoria, por meio da Fundação Piauí Previdência Piauí prev, estão sendo convocados para fazer prova de vida no Estado. A prova deve ser feita por aqueles que estão inativos, militares da reserva e pensionistas do poder executivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que nasceram entre os meses de janeiro e fevereiro.

Nayana Cavalcante, Diretora de previdência do Piauíprev, informa como devem ser feitos os procedimentos. “ Se o aposentado ou pensionista não realizou o procedimento do ano passado, ele pode acessar o app a qualquer tempo para realizar a comprovação de 2022. Já a prova de vida de 2023 precisa ser feita apenas a partir do mês de aniversário”, informou.

Foto: AscomTabela PiauíPreve
Tabela PiauíPreve

Como nos anos anteriores, o procedimento é realizado através do aplicativo oficial “meu RPPS”, disponível gratuitamente nas plataformas iOS e Android. A não realização da prova de vida implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias, após o fim do prazo.

A comprovação é obrigatória e anual prevista na Lei 7.311/2019 e visa evitar o pagamento indevido de benefícios. Para buscar e dar mais comodidade aos aposentados e pensionistas, a Fundação Piauí Previdência aderiu ao aplicativo “meu RPPS” onde os dados do beneficiário são anexados a documentação e faz captura da movimentação corporal exigido pela plataforma. A orientação feita pelo  Piauíprev é de que o usuário deve atualizar a versão de seu aplicativo.

A Fundação Piauí Previdência elaborou um cronograma que segue a data de nascimento de cada servidor e o servidor terá três meses para fazer a prova de vida, a contar do início do mês em que ele aniversaria. 

Quem não precisa?

Os servidores ativos, servidores inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023, assim como os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pelo Piauípreve.

Comente