Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Rafael Fonteles lança Jogos Escolares e Paralimpíadas para 2024

O lançamento foi realizado nesta quinta-feira (11), no Palácio de Karnak.


O Governo do Estado do Piauí lançou, nesta quinta-feira (11), os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e as Paralimpíadas Escolares 2024, no Palácio de Karnak. Os eventos serão promovidos pelas Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e contaram com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

Os jogos serão o maior evento de esporte escolar do estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), totalizando cerca de 4 mil alunos-atletas nas disputas.

Foto: Reprodução/ AscomGoverno do Piauí Lança Jogos Escolares e Paralimpíadas para 2024.
Governo do Piauí Lança Jogos Escolares e Paralimpíadas para 2024.

A Secretária de Esportes do Estado do Piauí, Josiane Campelo, também esteve presente no lançamento e detalhou o evento esportivo, a ampliação das modalidades e também o aumento no número de polos. "É o maior evento esportivo escolar que tem essa integração entre as redes municipais e estaduais, privadas também, em parceria com a Seduc, a Secretária da Pessoa com Deficiência, onde nós estamos cada vez mais ampliando. Ano passado foram 18 modalidades esportivas, passam a ser, este ano, 22 modalidades. Aumentamos também o número de polos, antes eram seis polos, iremos fazer as seletivas em sete polos, atendendo os 12 territórios", explicou.

Desde o ano passado, os jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois, com a realização das Paralimpíadas Escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o estado.

Foto: Reprodução/ AscomAtletas marca o início das competições escolares no Piauí.
Atletas marca o início das competições escolares no Piauí.

Entre os atletas, a judoca e uma das principais participantes da competição, Jeissiara Vidal, de 15 anos, é Tri-campeã regional, campeã do meeting nacional e campeã copa Bahia, comentou ao CP esportes a sua expectativa para os Jogos Escolares e o incentivo do governo.

"O apoio do estado é muito importante, ano após ano os Jogos Escolares vêm crescendo e aumentando as modalidades, estou com a expectativa muito boa, espero me classificar e me sair bem na competição para conseguir ganhar medalhas e mais medalhas, e poder cada vez mais representar bem o Piauí" afirmou.

Neste ano, os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, oportunizando a participação de pessoas dos 224 municípios piauienses, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos Jepis com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento.

O governador do estado Rafael Fonteles reforçou mais uma vez que em seu mandado ano após ano serão aumentados os incentivos no esporte no Piauí e que essa meta vem sendo alcançada. "Um dos nossos objetivos no mandato é de ano após ano aumentar os investimentos no esporte, seja ele escolar, amador ou profissional. Estamos cumprindo isso. Todos os programas esportivos do governo tiveram um investimento maior este ano. Os jogos escolares não seriam diferentes. Ampliamos recursos, modalidades, mais estudantes, polos para as etapas e garantia de passagem aérea para quem disputar os jogos brasileiros" afirmou.

JEPI´S

Os atletas selecionados nos Jepis representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17.

Em 2023, os atletas piauienses trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais. Sendo 22 medalhas de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas.

Comente