Queimadas aumentam em Teresina e Defesa Civil reforça alerta para cuidados
Incêndios e queimadas mais frequentes no mês de agosto preocupam autoridades.
A Defesa Civil de Teresina está em alerta após um aumento nas queimadas e incêndios registrados no mês de agosto. O número de ocorrências dobrou em relação a julho, passando de 4 para 8 casos. Esse aumento já era esperado com a chegada do período mais quente do ano, o B-R-O BRÓ, que traz tempo seco e eleva o risco de incêndios.
Ao todo, a Defesa Civil atendeu 50 chamados em agosto. A maioria das ocorrências foi relacionada a quedas de árvores e vegetação (22 casos), seguidas por problemas em imóveis, como rachaduras e alagamentos (16). Embora as queimadas ainda representem uma menor parte dos atendimentos, elas têm sido mais frequentes e exigem atenção urgente.

A maior parte das ocorrências foi registrada na zona Leste de Teresina (16 casos), seguida pelas zonas Sul (15) e Norte (14). As zonas Sudeste e Rural tiveram menos chamados, com 3 e 2 ocorrências, respectivamente.
Como evitar queimadas?
A Defesa Civil lembra que a prática de queimadas é proibida e pode gerar multas de até R$ 4.500, que dobram em caso de reincidência. Para prevenir incêndios, é importante que a população evite queimar lixo, restos de poda ou qualquer material em áreas com vegetação seca. Além disso, não deve jogar bitucas de cigarro ou fósforos em locais com vegetação, e também é recomendado evitar acender fogueiras em matas.
Onde denunciar?
Em caso de incêndios ou atividades suspeitas, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (86) 99514-2250.