Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Professora do IFPI, que teria sido vítima de assédio, reivindica providência

A advogada representou a Frente Popular de Mulheres contra Feminicídio, no caso Janaína Bezerra.


A professora do Instituto Federal do Piauí  (IFPI) e advogada da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio, Rosemary Mendes Farias, relatou ter sofrido um caso de assédio nas dependências da instituição de ensino no mês de outubro.

Na ocasião, um estudante teria passado as mãos em suas costas enquanto estavam em um elevador. A professora, então, expôs o caso nas redes sociais e cobrou providências.

Foto: Divulgação/ Arquivo PessoalProfessora do IFPI e advogada, Rosemary Mendes Farias.
Professora do IFPI e advogada, Rosemary Mendes Farias.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Rosemary afirmou que o acusado se esconde por trás das dificuldades que as vítimas têm de provar os crimes.

"No meu caso, não há câmeras nem testemunhas. Além desse tipo de constrangimento sofrido, fui intimidada com linguagem ofensiva, tanto à minha integridade profissional quanto como mulher", afirmou a professora.

O processo relativo ao suposto caso de assédio sexual corre em segredo de justiça.

Nossa equipe entrou em contato com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) sobre o caso. Em nota, a instituição informou que, após a formalização da denúncia junto ao Campus e seguindo a recomendação da Organização Didática do IFPI, está sendo instaurada uma sindicância para apurar a denúncia.

Confira a nota completa:

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tomou conhecimento de uma denúncia de importunação no Campus Teresina Central. Após a formalização da denúncia junto ao Campus e seguindo a recomendação da Organização Didática do IFPI, está sendo instaurada uma sindicância para apuração da denúncia.

Reforçamos que o IFPI repudia atos de assédio e importunação e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.

Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.

Todo e qualquer estudante ou servidor que passar por este tipo de situação dentro do IFPI deve formalizar denúncia através da Ouvidoria, pelo telefone (86) 3131-1474 ou pelo e-mail [email protected] ou procurar a equipe multidisciplinar dos campi, formada por profissionais aptos a ouvirem e realizarem acompanhamentos necessários como forma de garantir amparo às vítimas deste tipo de situação.

Comente