Presidente da União Europeia anuncia construção de usina de hidrogênio no Piauí
O projeto produzirá 10 gigawatts de hidrogênio e amônia limpos.
Como parte de uma estratégia de investimento global de 2 bilhões de dólares, apoiada pela União Europeia, o Piauí receberá uma usina capaz de gerar 10 gigawatts de hidrogênio amônia, visando a produção de energia limpa.
De acordo com Ursula Van der Leyen, presidente da União Europeia, o investimento não só impulsionará a produção de energia limpa, mas também dinamizará a economia local.

"Estará em operação o novo Parque de Energia Verde, gerando 10 gigawatts de hidrogênio e amônia limpos, a serem exportados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir dali, o hidrogênio produzido no Piauí será distribuído como combustível para indústrias offtakers no sudeste da Europa", afirmou.
Além disso, este projeto tem potencial para criar empregos locais e fortalecer as cadeias de valor no Brasil.

Hidrogênio verde
O hidrogênio verde emerge como um protagonista vital na busca por energia mais limpa e sustentável. Este recurso oferece um potencial significativo para reduzir as emissões de carbono em setores-chave, como transporte, indústria e energia. Sua produção utiliza fontes renováveis, como a energia solar ou eólica, resultando em um processo livre de carbono.
Além de ser uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, o hidrogênio verde oferece flexibilidade no armazenamento de energia, auxiliando na estabilização das redes elétricas. Sua versatilidade é notável: pode ser utilizado como combustível para veículos, na produção industrial e até mesmo na geração de eletricidade em células de combustível.