Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

População quilombola no Piauí é a sétima maior do Brasil, revela IBGE

Ao todo, são 31.686 pessoas quilombolas, o que representa cerca de 0,97% da população.


O Piauí está na sétima posição entre os estados do Brasil com a maior população quilombola. Ao todo, são 31.686 pessoas quilombolas, o que representa cerca de 0,97% da população do estado. Esse indicador é superior à média nacional. Os dados fazem parte dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 para a população quilombola residente no Brasil, realizado pelo IBGE.

Uma análise mais detalhada dos dados mostra que, dentre as 31.686 pessoas recenseadas como quilombolas no Piauí, aproximadamente 26,54% (8.411 pessoas) residem efetivamente em territórios quilombolas oficialmente delimitados. Essa proporção de 1 a cada 4 quilombolas recenseados no estado vivendo em seus territórios é relevante, porém a maioria, cerca de 73,46% (23.275 quilombolas), reside fora dos territórios quilombolas oficialmente delimitados.

Foto: Reprodução/ AscomPopulação quilombola do Piauí.
População quilombola do Piauí.

O território quilombola de Lagoas, localizado no Piauí, se destaca no cenário nacional ao abrigar a terceira maior população entre os territórios quilombolas oficialmente delimitados do país. Além disso, o município de Fartura do Piauí é reconhecido como o município com o maior percentual de quilombolas em relação ao total de sua população.

O levantamento realizado pelo IBGE contabilizou cerca de 10,5 mil domicílios quilombolas no Piauí, refletindo a relevância e a presença da cultura quilombola no estado.

Dados nacionais

No contexto nacional, o Censo Demográfico revelou que o Brasil possui uma população total de 1.327.802 pessoas quilombolas, considerando aqueles que residem tanto em territórios quilombolas oficialmente delimitados como em outros locais. Essa população representa cerca de 0,65% da população total do país.

O estado da Bahia lidera o ranking, com 397.059 pessoas quilombolas, seguida pelo Maranhão, com 269.074 pessoas. Em conjunto, a população quilombola da Bahia e do Maranhão atinge o expressivo total de 666.133 pessoas, correspondendo a aproximadamente 50,17% do total de pessoas quilombolas no Brasil.

Foto: Divulgação/ IBGEDados do Censo Demográfico 2022 do IBGE.
Dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE.

Em contrapartida, o Distrito Federal registrou o menor quantitativo de quilombolas, com apenas 305 pessoas. Roraima e Acre foram os únicos estados que não apresentaram população quilombola conforme os dados do Censo.

Comente