Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

PM-PI desarticula campeonato de brigas de galos em São Pedro do Piauí

A operação foi deflagrada neste domingo (30), após uma denúncia anônima.


Nesse domingo (30), o 18º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) desarticulou um campeonato de brigas de galos que estava ocorrendo no povoado Saco, localizado na zona Rural do município de São Pedro do Piauí, na região Centro-Norte do estado. A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima. 

Ao chegarem ao povoado, os policiais constataram a presença de uma grande estrutura e diversos acessórios utilizados para a prática das rinhas, assim como uma grande quantidade de animais. Além disso, havia a participação de diversas pessoas.

Foto: Reprodução/ SSP-PILocal onde acontecia o campeonato de brigas de galos.
Local onde acontecia o campeonato de brigas de galos.

A PM abordou os participantes do evento, e após uma análise detalhada da situação, 10 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram produzidos contra os suspeitos por crime de maus tratos aos animais. Durante a abordagem, algumas pessoas conseguiram fugir pela área de mata levando os galos que estavam em sua posse. 

Os responsáveis pelos animais que ainda estavam presentes foram deixados como fiéis depositários dos galos, enquanto os indivíduos que conseguiram escapar tiveram seus animais apreendidos. “As pessoas que estavam na rinha de galo, algumas conseguiram se evadir no local, levando os animais e outras permaneceram juntamente com as aves. Foi feito o TCO de algumas pessoas que estavam lá com seus galos foram colocados como fiel depositário das aves”, frisou o coronel Valdeney Pacheco, comandante do 18º BPM.

Os animais foram apreendidos e encaminhados para o Batalhão da Polícia Militar do município de  Água Branca. 

Maus tratos

De acordo com o artigo 32 da lei nº 9.605, as rinhas de galo configuram crime de maus tratos a animais, que pode resultar em reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um terço a um sexto do tempo.

Comente