Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauienses criam história de Esperança Garcia em formato de quadrinhos

O projeto envolveu extensivas pesquisas sobre a história dessa mulher.


Esperança Garcia, uma figura marcante da história do Brasil, foi responsável por um dos primeiros documentos de direito do país. Sua coragem e determinação são inspiradoras, representando a resistência negra e a luta por dignidade e igualdade.

Recentemente, em Teresina, foi lançada a obra "A Voz de Esperança Garcia", que conta a história desta notável mulher em formato de quadrinhos. O livro, escrito pelo professor e redator João Luiz, conhecido como Pikachu, e desenhado pelo talentoso quadrinista Bernardo Aurélio, retrata a trajetória de vida de Esperança Garcia de forma emocionante e envolvente. 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseRedator João Luiz e o quadrinista Bernardo Aurélio.
Redator João Luiz e o quadrinista Bernardo Aurélio.

O projeto, lançado em junho deste ano, contou com o apoio de diversas pessoas para apurar com precisão a história de Esperança Garcia. A equipe de pesquisa se dedicou a investigar os detalhes da vida dessa importante personalidade da resistência negra, buscando preservar sua memória e compartilhar seu legado com o público. 

"Quando eu fiz o quadrinho com Bernardo, tivemos a ideia de contar uma história que poucos conhecem. Atualmente, temos apenas a carta de Esperança Garcia como um documento muito pequeno que retrata sua história. Portanto, com base nessa carta, realizei uma extensa pesquisa histórica e, a partir disso, criamos o quadrinho, contando sua história até o momento em que ela escreve a carta. A intenção do quadrinho é alcançar regiões onde a literatura nem sempre chega, como escolas e comunidades quilombolas”, explicou o redator João Luiz. 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseObra "A Voz de Esperança Garcia".
Obra "A Voz de Esperança Garcia".

Enquanto João Luiz se dedicava à escrita dos quadrinhos, Bernardo Aurélio assumiu a missão de dar vida às páginas com suas ilustrações marcantes. Foi um processo desafiador, porém extremamente gratificante. “Foram aproximadamente cinco meses de dedicação, entre desenhar e editar. Um processo longo e minucioso. Posso dizer que levou quase um ano de trabalho intenso para completar o quadrinho. Trabalhamos em conjunto, fornecendo sugestões e ajustes, adaptando-nos ao longo do caminho, até chegarmos ao produto final desse trabalho fantástico”, ressaltou o quadrinista Bernardo Aurélio. 

Esse projeto representa não apenas a importância de se preservar a memória e o legado de pessoas como Esperança Garcia, mas também a necessidade de reconhecer e valorizar a contribuição da comunidade negra para a construção do Brasil atual. 

“Esse quadrinho transmite uma mensagem poderosa para a sociedade. Devemos lutar e não podemos permanecer em silêncio. É uma história de uma mulher corajosa que escreveu uma carta em 1770, há muitos anos atrás, e essa história possui uma mensagem extremamente poderosa. Serve como exemplo para as futuras gerações e para aqueles que desejam compreender como o racismo funciona no Brasil. A ideia por trás do quadrinho é permitir que as pessoas compreendam verdadeiramente quem é e quem foi Esperança Garcia”, finalizou João Luiz.

Comente