Piauí registra mais de 800 mortes de motociclistas em 2024
Levantamento aponta alta vulnerabilidade de motociclistas e ciclistas.
O Piauí registrou 820 mortes de motociclistas e 60 de ciclistas em acidentes de trânsito em 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado. Os números refletem a vulnerabilidade desses condutores e a necessidade de mais atenção no dia a dia.
No Brasil, foram 6.160 óbitos e mais de 84 mil feridos em acidentes no mesmo período, com destaque para o aumento de acidentes envolvendo motos, segundo o anuário da Polícia Rodoviária Federal. Estados como Piauí, Tocantins e Mato Grosso tiveram os piores índices relativos à segurança no trânsito.

Em resposta aos dados preocupantes, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) lançou duas campanhas de conscientização: “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!”. A primeira fase ocorreu nesta quarta-feira (24), na Avenida Poty Velho, zona Norte de Teresina, com distribuição de adesivos refletivos e orientações sobre direção segura.
“O objetivo das campanhas é aumentar a visibilidade de motos e bicicletas, que muitas vezes não são percebidas por outros motoristas. Cada capacete usado, cada adesivo colado e cada atitude responsável pode salvar vidas”, afirmou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI.
A iniciativa segue para outras cidades do estado, incluindo Picos, Parnaíba e Luís Correia, com blitz educativas e ações de conscientização voltadas para motoristas, motociclistas e ciclistas.