Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí é o primeiro do Brasil a ser parceiro do Banco Vermelho contra feminicídio

O Banco Vermelho é um projeto internacional que chama a sociedade para luta contra o feminicídio.



Na manhã desta segunda-feira (17), a Assembleia Legislativa do Piauí foi palco da audiência pública “Violência Contra a Mulher e Feminicídio no Piauí e no Brasil".  O evento, solicitado pela deputada Simone Pereira (MDB), reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater estratégias e políticas de combate a essa problemática alarmante.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto Banco Vermelho, uma iniciativa da senadora Jussara Lima (PSD) que visa aumentar a conscientização sobre a violência de gênero. O projeto é apoiado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) e pela Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI).

Foto: AscomParceria contra o feminicídio no Piauí.
Parceria contra o feminicídio no Piauí.

Após a audiência pública, foi apresentado no Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina, um banco vermelho gigante com frases de conscientização e números de canais de denúncia de violência. 

De acordo com a diretora de Defesa Social da SSP, Brenda Carvalho, o Banco Vermelho é um projeto internacional que visa chamar a sociedade para essa luta contra o feminicídio.

“Nós mulheres estamos cansadas de sermos mortas diariamente por motivos fúteis, por terminar um relacionamento, por não querer algo que já chegou ao fim, ou seja, aqui é um chamado para a sociedade e a Secretaria de Segurança se colocou à disposição enquanto interlocutor para trazer esse projeto ao Piauí. Esperamos que a sociedade venha conosco na luta contra o feminicídio”, explicou a diretora. 

A diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, delegada Bruna Fontenele, destacou que a Secretaria de Segurança Pública têm desenvolvido diversas ações no sentido de reduzir o número de casos de feminicídio no Estado do Piauí. 

“Não podemos aceitar que as mulheres morram pelo fato de serem mulheres, precisamos ficar atentos à educação de base, às escolas, às famílias e a sociedade de modo geral. Precisamos discutir a igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher”, pontuou a delegada. 

A presidente do Instituto Banco Vermelho (IBV), Andreia Rodrigues, ressaltou que o Piauí se tornou o primeiro estado a abraçar a missão de lutar pelo feminicídio zero no Brasil. 

“Essa iniciativa pioneira destaca a importância do Piauí no projeto, ao liderar uma ação de ocupação urbana que visa prevenir, esclarecer e salvar a vida das mulheres em situação de violência. O compromisso serve como um exemplo para o resto do país, demonstrando a eficácia de estratégias empregadas na promoção da segurança das mulheres ", finalizou a presidente.  

O Instituto Banco Vermelho conta com um Projetos de Lei Municipais aprovados no Recife e em Araguaína-TO, protocolado e em tramitação no Estado de Pernambuco; um Projeto de Lei Federal já aprovado, e frente de articulação direta junto ao Senado Federal, proposto pela Deputada Maria Arraes.
Atualmente o projeto já foi implantado através de bancos gigantes e/ou bancos pequenos em Pernambuco, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo e em tratativas com diversos estados, além de um exemplar fixo no Senado Federal.

Comente