PI desativa mais de 20% dos lixões; um em cada cinco municípios já encerrou o depósito irregular de resíduos
Programa “Zero Lixões” já desativou depósitos em 49 municípios.
OPiauí fechou lixões em 49 cidades, o que representa mais de 20% dos municípios do estado, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O programa “Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo!” busca eliminar a destinação irregular de resíduos sólidos e garantir alternativas adequadas, como aterros sanitários licenciados.
O projeto é uma parceria entre Semarh, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Ministério Público do Piauí (MP-PI), com base em um acordo de cooperação técnica firmado em 2022. Ele envolve orientação aos gestores municipais, fiscalização, acompanhamento do licenciamento de aterros e ações de educação ambiental.

Segundo o secretário da Semarh, Feliphe Araújo, a prioridade é garantir a destinação correta do lixo em todas as etapas: fechamento dos lixões e funcionamento adequado dos aterros.
“Até 2025 a meta é atingir 100 municípios. Estamos monitorando tanto os aterros em operação quanto os que estão sendo instalados para assegurar que cumpram as normas ambientais”, explicou.

Segundo a Semarh, aterros já estão em funcionamento em Água Branca, Altos, União, Francisco Santos e Buriti dos Lopes, e outros estão em implantação em Ipiranga do Piauí, Floriano e Cristino Castro. A secretaria também acompanha a operação e instalação de aterros para garantir o cumprimento da legislação ambiental.
O programa inclui ainda ações de logística reversa e acompanhamento das cooperativas de catadores. A iniciativa segue os critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que prevê o fim dos lixões, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da reciclagem.