Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Operação Petróleo Real interdita seis postos de combustíveis no Piauí

Além das interdições no litoral, alguns postos da capital tiveram balanças confiscadas.


Durante a "Operação Petróleo Real", conduzida pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) entre os dias 17 e 21, seis postos de combustíveis nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, no Norte do Piauí, foram interditados.

A operação foi desencadeada após denúncias de que os postos estavam fornecendo quantidades de combustível diferentes das pagas pelos clientes.

Foto: Reprodução/ AscomAlém das interdições no litoral, alguns postos da capital tiveram balanças confiscadas.
Além das interdições no litoral, alguns postos da capital tiveram balanças confiscadas.

Segundo Patrícia Leal, diretora do Imepi, o consumidor pode solicitar uma verificação da quantidade abastecida nos postos para garantir seus direitos.

"Todo posto de combustível deve possuir uma medida de volume, um recipiente de 20 litros, para que o teste possa ser realizado imediatamente e verificar se realmente entram os 20 litros no recipiente, evitando prejuízos aos clientes", explicou.

Além das interdições nos postos do litoral, algumas balanças foram apreendidas em Teresina, no bairro Dirceu, zona Sudeste da capital. A diretora do Imepi destaca a importância de os proprietários de postos prestarem atenção ao comprar equipamentos.

"Os proprietários devem estar atentos ao adquirir uma balança, certificando-se de que ela possui o selo do Inmetro legítimo. Balanças falsificadas possuem preços consideravelmente menores que os de mercado, então esse é um aspecto crucial a ser avaliado. Estamos realizando apreensões diárias de balanças no mercado do Dirceu", alertou.

Comente