Nível do Rio Marataoan atinge estado de emergência no Piauí
Região deve ter mais cuidados nesse período e evitar banhos no rio.
Com as fortes chuvas dos últimos dias, o nível do Rio Marataoan localizado na região de Barras, no Norte do Piauí, atingiu nível de alerta de acordo com os gráficos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Dados divulgados pelo último boletim na terça-feira (21) apontam que a cota está acima de 372 cm, quando o normal é de 370 cm.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o climatologista Werton Costa explica o fenômeno e como deve ser o período de chuvas. "Nós estamos em um momento da chamada condição climatológica ou da estação chuvosa, em que os volumes de chuvas que caem no Piauí vão se concentrar da faixa Norte, que é a influência do Litoral até o Vale do Longá e, no Centro-Norte, que é da grande Teresina ao Médio Parnaíba. A partir de agora, as chuvas serão mais frequentes e mais volumosas nessa faixa, isso naturalmente impacta em duas sub-bacias do Parnaíba", explica.
O climatologista informa ainda como as áreas do Norte do Estado são atingidas no periodo de chuvas mais intensas.
"As fortes chuvas naturalmente impactam em duas sub-bacias do Parnaíba, a sub-bacia do Poty, que atinge Teresina, a sub-bacia do Longá, que tem como principal afluente o Rio Marataoan e se tem um rol de cidades impactadas, como Batalha, Esperantina, Luzilândia, Matias Olímpio, Porto e Barras. Então essa área em toda e qualquer estação todos os anos, independente das chuvas, ela é uma área vulnerável, porque é uma área caplarizada, tem muitos riachos, rios e então o volume tende a ser expressivo da metade da estação chuvosa para o final", disse o climatologista Werton Costa.