Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Ministério da Agricultura prorroga estado de emergência por gripe aviária

Medida visa conter disseminação do vírus detectado em aves silvestres no Brasil.


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estendeu por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o país, devido à detecção do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.

A emergência zoossanitária foi decretada inicialmente em maio de 2023. Com essa decisão, o governo federal adquire mais ferramentas para combater a propagação da gripe aviária, incluindo ações coordenadas entre os ministérios e o repasse de verbas da União para medidas emergenciais.

Foto: Reprodução/FreepekPiauí é o 11º estado com maior produção de galinha no Brasil
Ministério da Agricultura prorroga estado de emergência por gripe aviária. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, já foram confirmados 164 focos da doença, tanto em aves silvestres quanto em aves domésticas, enquanto outros 2.957 estão sob investigação.

Além disso, em outubro do ano passado, o vírus também foi detectado em leões-marinhos no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro registro em mamíferos marinhos.

Sobre a doença

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves silvestres e domésticas. Embora a infecção em humanos seja rara, pode ocorrer por contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. É importante ressaltar que não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

Comente