Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Meteorologia emite alerta de chuvas intensas para todo o Piauí

O alerta de chuvas é válido para todo o território piauiense até quarta-feira (8).


A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o Piauí nesta segunda-feira (06). O alerta se deve à influência de diversos sistemas, como o alto da Bolívia, vórtice ciclônico de altos níveis e uma frente fria no sudeste brasileiro, que resultarão em chuvas intensas. Este aviso permanecerá válido até quarta-feira (08).

De acordo com a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento, até o final de outubro de 2023, uma massa de ar seca havia impedido a entrada de vapor de água no território piauiense. No entanto, com a chegada de novembro, ocorreu uma mudança significativa. “Até a data de 31 de outubro de 2023, uma massa de ar seca impediu a entrada de vapor de água no território piauiense. Quando novembro chegou, a quantidade de nuvens aumentou, por conta da abertura dessa massa de ar quente. Além disso, uma frente fria adentrou o sudeste brasileiro formando um corredor de umidade sobre a porção central do Brasil que trouxe chuvas para o Piauí".

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseAlerta de chuva no Piauí
Alerta de chuva no Piauí

Com base nos dados das estações do Inmet, o estado registrou os maiores volumes de chuva do país nas últimas 24 horas, com alguns municípios acumulando mais de 50 mm de precipitação.

As cidades que se destacaram com os maiores volumes de chuva foram:

- Floriano: 75,8 mm

- Canto do Buriti: 64,8 mm

- São João do Piauí: 52,8 mm

- Corrente: 48,8 mm

- Alvorada do Gurguéia: 43,0 mm

- Oeiras: 25,8 mm

- Valença do Piauí: 14,4 mm

Cuidados importantes

O Inmet emite importantes recomendações para garantir a segurança da população durante essas condições climáticas adversas. Em caso de rajadas de vento, é essencial evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. 

Além disso, o órgão aconselha a seguir as seguintes diretrizes:

- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Desligue aparelhos eletrônicos conectados à tomada;

- Em situações de alto risco, busque informações adicionais junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Comente