Mais de 63 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado; prazo termina no dia 19
O cancelamento impede pode gerar restrições em diversos serviços públicos.
Mais de 63 mil eleitores do Piauí podem ter o título cancelado caso não regularizem a situação com a Justiça Eleitoral até a próxima segunda-feira (19). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que alerta que o cancelamento impede o exercício do voto nas próximas eleições e pode gerar restrições em diversos serviços públicos.
De acordo com o levantamento mais recente, 63.267 eleitores piauienses estão com pendências por ausência em três pleitos consecutivos sem justificativa nem pagamento de multa. Desde 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram os cartórios ou plataformas online da Justiça Eleitoral para regularizar o documento no estado.

A regularização pode ser feita pelo site do TSE, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos cartórios eleitorais, com documento oficial com foto e, conforme o caso, comprovantes de votação, justificativa ou quitação de multa. O atendimento é gratuito e deve ser feito apenas em canais oficiais.
O cancelamento do título não atinge eleitores com voto facultativo, como pessoas com 70 anos ou mais, menores de 18 e pessoas não alfabetizadas. Também estão isentos aqueles que apresentarem justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral. A data-limite de 19 de maio vale para todo o país.