Mais de 2 mil presos do Piauí fazem prova do Enem nesta terça-feira (10)
A aplicação do exame será realizada nas 17 unidades penais do estado.
No Piauí, 2.038 presos participam nesta terça-feira (10), do Exame Nacional do Ensino Médio das Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). As provas acontecem em 17 unidades penais do estado.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 2.038 reeducandos realizaram a inscrição do exame, que houve um aumento de 87% em relação ao ano de 2021. As provas acontecem nesta terça-feira e quarta-feira (11), em 17 unidades penais situadas em Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. O teste começa às 13h30.
Os internos se prepararam através de aulas e cursos regulares nas unidades prisionais realizada pela Seduc. As provas aplicadas são as mesmas do Enem.
Caso a pontuação seja válida, os detentos poderão usar o resultado das provas para acessar o ensino superior, através dos programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni), durante o regime semiaberto ou quando estiverem em liberdade.
De acordo com o Sisdepen, do Departamento Penitenciário Nacional, o Piauí teve em 2022, um registro de 7.247 atividades educacionais realizadas por reeducandos em suas unidades penais.
Enem PPL
O Exame Nacional do Ensino Médio das Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que visa contribuir para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.