Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Ibama multa bancos no Piauí por financiar desmatamento ilegal no Cerrado

Instituições concederam crédito rural em áreas embargadas e podem ter financiamento suspenso.


IBAMA multou três instituições financeiras no Piauí por liberarem crédito rural para propriedades localizadas em áreas de desmatamento ilegal no Cerrado. Em Teresina, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi um dos autuados, com dois autos de infração por financiar fazendas embargadas, descumprindo normas ambientais.

A ação faz parte da Operação Caixa-Forte, que fiscaliza o setor agropecuário para evitar o uso de recursos públicos em atividades que degradam o meio ambiente. Segundo a fiscalização, sete propriedades, somando 240 hectares, receberam financiamento irregular. Os produtores dessas terras também foram autuados por não cumprirem embargos ambientais e por impedirem a regeneração da vegetação nativa.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilDesmatamento do Cerrado.
Desmatamento do Cerrado.

A legislação ambiental prevê penalidades tanto para bancos quanto para produtores que financiam ou comercializam produtos oriundos de áreas embargadas. Além das multas, as punições podem incluir a apreensão da produção e a suspensão de novos financiamentos. O Banco Central também pode aplicar sanções às instituições financeiras que descumprem as normas de concessão de crédito rural.

O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, segue ameaçado pelo avanço da agropecuária. Apesar de uma redução de 25% no desmatamento em 2024, ainda foram destruídos 8.174 km² de vegetação nativa. A região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, concentra quase metade da devastação total. O Ibama informou que o número de autuações pode aumentar até sexta-feira (22), à medida que novas análises de dados forem concluídas.

Em nota aoCorreio Piauiense, o Banco do Nordeste esclareceu que a instituição obedece rigorosamente a legislação vigente e, que deve se pronunciar com mais detalhes sobre o caso após a entrega pelo Ibama do referido processo de concessão de crédito.

Confira a nota completa na íntegra:

"Esta instituição obedece rigorosamente a legislação vigente, inclusive a ambiental, nos processos de concessão de crédito. Sobre o caso em tela, Operação Caixa-Forte, o BNB irá se pronunciar assim que receber do Ibama o referido processo".

Comente