Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Guarda Civil Municipal denuncia assédio moral e terá manifesto na quinta (27)

Os profissionais pedem urgência na aprovação do Estatuto e Planos de Cargos e Salários.


Servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram nesta quarta-feira (26) com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), para tratar de demandas e denúncia de questões trabalhistas. No encontro, os profissionais da Segurança Pública decidiram realizar um manifesto nesta quinta-feira (27/07), a partir das 8h, em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina (PMT).

Os servidores denunciam situações insustentáveis envolvendo assédio moral, más condições de trabalho e o desrespeito a direitos básicos desses trabalhadores que atuam na segurança do município. O teor destacado da pauta é chamar a atenção para a urgência da aprovação do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários da GCM, que seja elaborado com a representação da categoria.

Foto: Reprodução/AscomServidores realizarão manifestação em Teresina
Servidores realizarão manifestação em Teresina

De acordo com o Sindserm, com essas garantias, seria possível a execução da função da GCM que é fazer a segurança do patrimônio público da cidade. "Proteger a população e valorizar os(as) profissionais que apresentam diversas denúncias envolvendo as péssimas condições de trabalho. Denunciam também a utilização das escalas e planejadas como forma de perseguição a quem luta por direitos e valorização profissional", disse.

O Sindicato afirma ainda que os servidores(as) da Guarda Municipal também não receberam o reajuste geral anual de salários no mês de maio, como determina a Constituição Federal. "Representantes dos(as) profissionais de Segurança da GCM exigem ser recebidos pelos gestores da PMT para tratar sobre a pauta de reivindicações que, inclusive, já está protocolada, bem como sobre negociações em relação a critérios objetivos para as escalas, planejadas e a aprovação de um Estatuto e PCCS discutido com os(as) servidores(as) que prestam este importante serviço à população de Teresina", afirma a nota enviada.

Comente