Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Governo decreta situação de emergência em 119 municípios do Piauí por causa da seca

Cidades do semiárido e do Sul do estado enfrentam colapso no abastecimento e prejuízos.


O Governo do Piauí decretou, nesta terça-feira (30), situação de emergência em 119 municípios do estado por causa da seca prolongada. A medida foi assinada pelo governador Rafael Fonteles (PT) e tem validade de 180 dias.

O decreto permite que órgãos estaduais e municipais adotem medidas emergenciais, como distribuição de água em carros-pipa, apoio à população rural, dispensa de licitação para compra de bens e serviços essenciais e solicitação de ajuda ao Governo Federal.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilSeca.
Seca.

Por que o decreto foi publicado?

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), 100% do território piauiense já está em situação de seca desde 2024. Neste ano, o cenário piorou: o estado voltou a registrar seca extrema, fenômeno que não acontecia desde 2018.

O levantamento mais recente aponta que:

  • 39% do território está em seca extrema;
  • 45,2% em seca grave;
  • 14,5% em seca moderada;
  • 1,3% em seca fraca.

Impactos

A estiagem já comprometeu poços artesianos e reservatórios em várias cidades. Prefeitos relataram dificuldades para manter o abastecimento de água potável para a população e o gado, além de prejuízos na agricultura.

A previsão para os próximos meses não é animadora: chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, o que deve agravar ainda mais a crise hídrica.

Com a decretação de emergência, o estado e os municípios podem solicitar apoio da União, como envio de cestas básicas, produtos de higiene, insumos agrícolas, recursos para infraestrutura hídrica e ações na área da saúde.

Municípios em situação de emergência no Piauí

Acauã; Alagoinha do Piauí; Alegrete do Piauí; Anísio de Abreu; Aroazes; Assunção do Piauí; Barra D'Alcântara; Barreiras do Piauí; Barro Duro; Bela Vista do Piauí; Belém do Piauí; Bertolínia; Betânia do Piauí; Bocaina; Bonfim do Piauí; Brejo do Piauí; Buriti dos Montes; Caldeirão Grande do Piauí; Campinas do Piauí; Campo Alegre do Fidalgo; Canto do Buriti; Capitão Gervásio Oliveira; Caracol; Caridade do Piauí; Castelo do Piauí; Colônia do Gurguéia; Colônia do Piauí; Conceição do Canindé; Coronel José Dias; Corrente; Cristalândia do Piauí; Cristino Castro; Currais; Curral Novo do Piauí; Curralinhos; Demerval Lobão; Dirceu Arcoverde; Dom Expedito Lopes; Dom Inocêncio; Elesbão Veloso; Eliseu Martins; Fartura do Piauí; Floresta do Piauí; Floriano; Francisco Macedo; Francisco Santos; Fronteiras; Geminiano; Gilbués; Guadalupe; Guaribas; Hugo Napoleão; Isaías Coelho; Itainópolis; Itaueira; Jacobina do Piauí; Jaicós; Jerumenha; João Costa; Juazeiro do Piauí; Júlio Borges; Jurema; Lagoa do Barro do Piauí; Lagoa do Sítio; Manoel Emídio; Marcolândia; Massapê do Piauí; Monsenhor Hipólito; Nova Santa Rita; Padre Marcos; Paes Landim; Pajeú do Piauí; Palmeira do Piauí; Palmeirais; Parnaguá; Passagem Franca do Piauí; Patos do Piauí; Paulistana; Pavussu; Pedro Laurentino; Picos; Pimenteiras; Pio IX; Queimada Nova; Riacho Frio; Ribeira do Piauí; Rio Grande do Piauí; Santa Cruz do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; Santa Luz; Santana do Piauí; Santo Inácio do Piauí; São Braz do Piauí; São Félix do Piauí; São Francisco de Assis do Piauí; São Francisco do Piauí; São Gonçalo do Gurgueia; São Gonçalo do Piauí; São João da Canabrava; São João da Varjota; São João do Piauí; São José do Peixe; São José do Piauí; São Julião; São Lourenço do Piauí; São Luis do Piauí; São Miguel do Fidalgo; São Miguel do Tapuio; São Raimundo Nonato; Sebastião Barros; Sigefredo Pacheco; Simões; Sussuapara; Tamboril do Piauí; Tanque do Piauí; Valença do Piauí; Várzea Branca; Vera Mendes; Vila Nova do Piauí.

Comente