Piauí suspenderá vacinação contra febre aftosa após última etapa em abril
A campanha de vacina deve durar todo o mês de abril.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no estado do Piauí após a conclusão da última etapa em abril de 2024. Essa decisão, resultado da avaliação criteriosa do cumprimento dos requisitos para suspensão da vacinação.
A medida está em consonância com o avanço do Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), cujo objetivo é estabelecer e manter condições sustentáveis para assegurar o status de país livre da febre aftosa e expandir as áreas sem vacinação.
Fábio Abreu, secretário da Sada, destaca a urgência de conscientizar sobre a antecipação da última campanha de vacinação, que ocorrerá de 1 a 30 de abril, sem prorrogação.
“Precisamos atingir um alto percentual de imunização, informando aos pequenos, médios e grandes produtores de bovinos e bubalinos que teremos uma imunização num período atípico, já que nos anteriores, a mesma ocorria em maio. Temos que reforçar também que este prazo é improrrogável, ou seja, quem não vacinou até dia 30, não poderá mais fazer”, reforçou.
O desafio principal é informar os produtores sobre o período atípico de vacinação. Jairo Cavalcante, presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Piauí, ressalta a colaboração das entidades produtoras na divulgação da campanha. “Nós já estamos contribuindo com a criação do fundo privado, que é um dos critérios exigidos pelo Mapa, mas também vamos auxiliar os órgãos públicos nessa parte de divulgação da antecipação da vacina, para que ela chegue de norte a sul do estado”, explicou.
O chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (SFA-PI), Airton Dutra, explica as determinações para alcançar a certificação internacional em 2025.
“Em dezembro de 2023, o Ministério da Agricultura elencou algumas metas que o Piauí deveria cumprir para uma possível suspensão da vacinação. A partir daí, teve uma mobilização muito grande do governo estadual, junto com a iniciativa privada e os produtores rurais, e com um avanço significativo. O Mapa reconheceu o esforço e resolveu prorrogar por mais um tempo o cumprimento dessas metas e incluir o Piauí na antecipação da vacina, em abril desse ano, sem prorrogação, e com a suspensão a partir do dia 1ºde maio”, afirmou.
Além do Piauí, outros estados, como Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do Amazonas, também realizarão a última etapa de vacinação contra a febre aftosa em abril, marcando um passo significativo na trajetória do Brasil rumo à erradicação da doença.